Bruno Araújo, do Petro de Luanda/Bai/Sicasal, conquistou domingo, a segunda edição do Grande Prémio Clínica Girassol em ciclismo, disputado em circuito fechado de 46,55 quilómetros, 19 voltas, na Nova Marginal, com o registo de 1h7min18s.



O ciclista de categoria Elite bateu a concorrência dos principais adversários, com a velocidade de 41 km/h. Com mais um segundo, 1h07min19s, Daniel Paiva, Petro de Luanda, ocupou o segundo lugar do pódio, enquanto Wagner Chiquito, Tchaco, fechou o pódio com o mesmo tempo. 

Cristian Perez, dos Amadores Cicloturismo (ACT), foi o melhor dos Sub-23. O cubano terminou com 1h07min19s. Meron Gebreeysus, do Petro, foi o segundo colocado com o mesmo registo, seguido por Hélvio Lemos, dos ACT, com mais dois segundos: 1h07min21s.

Em juniores, José Meirinhos, do Petro, foi o primeiro a cortar a meta com 1h07min19s.

Kelson Miguel, do Centro de Ciclismo da Cidade do Kilamba (CCCK), fez o segundo melhor tempo, 1h07min20s, ao passo que Sérgio de Araújo, do Petro, ocupou a terceira posição com 1h07min21s.

A corrida do primeiro pelotão, também denominado "abelhas”, foi de ritmo intenso. Na terceira volta, Bruno Araújo atacou à esquerda e a resposta do Cristian Perez não se fez esperar. Embora Bruno fosse mais ousado, Cristian manteve a perseguição.

Na sequência, o grupo reagiu, mas continuou compacto, e assim cortaram a acção do vento. Wagner Chiquito abriu outra fuga, mas na sexta volta, após ataque do ACT, Cristian somou os primeiros pontos na meta volante.

Adilson Zacarias "Vovox” e Meron protagonizaram outra fuga no pelotão. Os juniores também fizeram das suas com vista ao melhor desempenho das equipas.

Quando faltavam cinco voltas, verificou-se o redefinir de estratégias, com realce para as próximas fugas e os atletas aptos a trabalhar nos últimos quilómetros.

Na última volta, o primeiro grupo contou com a integração dos atletas do Petro, Tchaco e ACT, mas na curva derradeira, Bruno Araújo e Daniel Paiva adiantaram-se em relação aos demais. Perto da meta, Araújo fechou em sprint.

Calzadill supera favoritos no 2º pelotão

No segundo pelotão, 15 voltas, 36,75 quilómetros, nos Master 30, o estreante Abel Calzadilla, da Tchaco, foi o mais rápido e pedalou o circuito em 55min11s, velocidade média de 39,96 km/h.

Com o mesmo tempo, João Cavaleiro, ACT, e Cândido Monteiro, Tchaco, terminaram nas posições seguintes.  

Yuri Ferreira, Racing Vial (RV), mais uma vez esteve em destaque nos masters 40 e fez as 15 voltas em 55min13s.

Márcio Gourgel, Tchaco, e Rafael Moura, RV, foram os imediatos, com o mesmo tempo.

À semelhança do GP Netspace, nos Master 50, Yimmy Douglas, individual, venceu com o tempo de 55min13s. Bruno Santos e Fernando Lemos, ambos do ACT, terminaram nas posições imediatas, com 56min00s e 56min01s.

No terceiro pelotão, nove voltas, 22,05 quilómetros, Mariano Lucamba, Petro, venceu na categoria dos juvenis, com 41min49s.

Álvaro Holanda, dos CCCK, 42min49s e Evaristo Sapalo, do Kambas da Bicicleta (KB), 44min00s, completaram o pódio.

Em cadetes, Kilson Rodrigues, 41min44s, e João Muginga, 41min48s, ambos do KB, e Isidro Francisco, CCCK, 43min39s, foram os vencedores.

Na classe feminina, domínio tricolor. Carla Araújo, Safira Paiva e Rafaela do Carmo ocuparam o pódio, com 42min49s, 45min09s e 45min10s e mais uma volta